POR QUE VALE A PENA COMPRAR EM LEILÕES?
Desenvolvidos pelos assírios por volta de 2.000 A.C, os leilões consistiam em negociações para vender os peixes pelos melhores preços oferecidos. Mais tarde, em 500 A.C., na Babilônia, pasmem ou não (oh!), as mulheres eram disputadas em leilões. E, ao invés de dinheiro, era a força bruta que determinava o vencedor.
Com o passar do tempo o mundo evoluiu e os leilões também. Em 1556, na França, a profissão de leiloeiro foi instituída e surgiram os meirinhos leiloeiros, que eram funcionários públicos nomeados pelo rei francês para avaliar, negociar e vender bens deixados por morte ou executados pela Justiça. Na mesma época, Portugal e outros países também passaram a ter seus leiloeiros oficiais.
A maioria de nós conhece os leilões através da ficção, quem nunca viu uma obra de arte sendo arrematada por um milionário numa série ou filme? Quem nunca assistiu a uma cena de novela, onde uma socialite faz um leilão beneficente? E as colunas sociais, onde celebridades participam de leilões em prol de alguma causa ou instituição?
A forma como os leilões são retratados no cinema e na mídia, fazem crer que estes são eventos restritos aos ricos e milionários. Mas, se você sair da primeira página e pesquisar um pouquinho mais, vai ver que existem vários tipos de leilões, para todos os públicos e bolsos. E muitas vezes, os leilões podem se mostrar como um excelente negócio, o pulo do gato para quem quer investir, dadas as oportunidades de negócio que surgem. Pois, vão a leilão, peças que estão precisando de liquidez, sendo assim, um ótimo recurso tanto para quem compra como para quem vende.
10 motivos para você começar a participar de leilões:
1 ) Comodidade no Conforto do seu Lar – Hoje em dia os leilões pouco ocorrem em formatos presenciais, mas ainda existem, o formato on-line e híbrido, tem sido os mais usuais. O fato é que se você não puder participar presencialmente, é possível fazê-lo usando a internet do seu celular, tablet, computador ou participar ainda por telefone e sentir emoção de estar presente. Você pode estar num jantar ou vendo novela, seja lá qual for a sua escolha daquele dia, on-line e por telefone, esse formato permite que sua participação seja de forma segura e confortável. Neste caso, as tacinhas de vinho ou copos de whisky, famosos por circularem durante os leilões presenciais, ficam por sua conta e escolha. Mas, você pode convidar os amigos para acompanhar os lances e fazer do leilão um motivo para confraternizar e se divertir. E acredite, pode ser muito divertido, além de gerar excelentes oportunidades de negócio.
2 ) Obras Únicas e Peças Raras – Para quem quer comprar, você consegue uma grande variedade de oportunidades, são peças selecionadas, a maioria obras únicas, embora existam também peças produzidas em edição que podem ser limitadas e também raras. Em um leilão, você pode encontrar essas raridades, obras que ficaram anos fora de circulação e ainda por cima, por valores inicialmente atraentes, pois o grande barato do leilão é gerar, oportunidade, com margem para disputa e liquidez. Os itens que vão a bons leilões podem agregar em valor histórico, artístico, emocional e material.
3 ) Investimento. Algumas pessoas que conhecem bem o mercado, adquirem obras como forma de investimento, para vendê-las depois. Aliás, mesmo quem não tem lucro como objetivo, normalmente é possível vender essas obras facilmente, caso queira renovar a decoração, tenha uma mudança nos planos ou esteja precisando de recursos financeiros. No mercado costuma se dizer que os três maiores motivos de venda, é o jargão ” 3D “(debt, divorce or death – dívida, divórcio e morte). Mesmo que você não conheça o mercado, é possível ir estudando aos poucos e adquirindo o conhecimento necessário para realizar bons negócios. Tenha agentes do mercado de arte próximo de você que sejam experientes e de confiança. Você pode comprar uma obra por valor oportuno que dê um retorno rápido, médio ou em longo prazo. Isso pode ocorrer por estratégia ou por acaso, pense nisso; oportunidade.
4 ) Transparência da Negociação. O preço final é proporcional à procura e ao interesse dos participantes por uma peça em particular, e todos os envolvidos acompanham presencialmente ou on-line esse processo. É de fato uma forma de negociar que trabalha com dois pilares: transparência e dinamismo.
5 ) Alta Liquidez – Para quem quer vender, a alta liquidez é um fator extremamente atraente. Normalmente em leilões extrajudiciais, você recebe, em poucos dias após o leilão, o valor da venda. Ao tentar vender uma obra de arte ou móvel de designer por conta própria, por exemplo, você tem o trabalho desde a avaliação, passando pelo anúncio, divulgação até finalizar na venda. Nos leilões você só precisa escolher com quem você quer leiloar e deixar que o organizador cuide de tudo para você, eles já possuem um público alvo com grande visibilidade, conhecimento, estratégias de divulgação e atendimento, que dão resultado.
6 ) Aumento de Patrimônio. Enquanto decora a sua casa você pode estar aumentando o seu patrimônio, e unir o útil ao agradável ao investir em obras de arte.
7 ) Fomentar a Arte no Brasil. Ao participar de leilões de arte, além de adquirir uma peça que pode te trazer prazer e lucros futuramente, você também ajuda a fomentar a arte no Brasil, impulsionando a carreira de diversos artistas.
8) O Leilão é um Evento Social – Presencial ou on-line, leilões de arte são eventos, se for presencial você pode socializar com os participantes, de qualquer forma, com a possibilidade de assistir aos leilões também em áudio e vídeo pela Internet, é também uma oportunidade de adquirir conhecimento sobre artistas, obras, movimentos artísticos e mercado.
9 ) Relacionamento. Ao contrário dos e-commerces e comércio de varejo, onde você normalmente não lida com o fundador e o dono do negócio, leilões de arte prezam pelo relacionamento com seus clientes. Você sempre vai ser VIP. Ao comprar num leilão, você pode conversar com o organizador do leilão e/ou leiloeiro, além da equipe, para tirar todas as suas dúvidas sobre sua nova aquisição e seus interesses no mercado.
10 ) Simplicidade no Processo de Participação no Leilão. Para participar é super simples. Basta seguir os passos descritos abaixo:
Veja nossos artigos sobre os processos de Como COMPRAR e como VENDER
COMO VENDER OBRAS DE ARTE PARA LEILÕES
Se você acha que é muito complicado comprar e vender obras de arte, objetos de design e antiguidades em leilões prepare-se para se surpreender. O processo é muito simples, prático e seguro. Abaixo segue o passo a passo para você começar a fazer bons negócios.
- Crie sua conta, que fica vinculada ao seu CPF, pode ser pelo telefone ou através do nosso site.
- Envie imagens e breve descrição da peça e-mail ou pelo WhatsApp. Nossa equipe pode te orientar em todo esse processo, não se preocupe.
- Caso necessário uma avaliação “in loco”, a Domus entrará em contato e agendará uma visita após breve análise do perfil do cliente.
- Depois de acordados o lance inicial e comissão de venda, vocês assinam um contrato de consignação.
- O consignatário fica responsável pelo transporte da peça até a casa de leilão, mas podemos auxiliar nesse processo indicando prestadores de serviço, que são da nossa confiança.
- Após o leilão, você recebe o resultado da sua participação, com as peças vendidas e respectivos valores alcançados.
- Após o leilão, você pode conversar com a organização e ver se os itens não vendidos serão colocados à venda no próximo leilão ou devolvidos, bem como, as formas de devolução e pagamento.
- Você recebe o pagamento de acordo com o combinado na consignação, no geral, a partir de 15 dias úteis após, a quitação pelo comprador.
COMO COMPRAR
- Crie sua conta, que fica vinculada ao seu CPF na nossa plataforma de lances on-line.
- Ao fazer o login pela primeira vez ou se cadastrar no site, receberemos uma solicitação para aprovação do seu cadastro. É um processo que garante que foi você mesmo quem se cadastrou. Seu login e senha que serão gerados, são intransferíveis e
- Se interessou por alguma peça? Depois de ter o seu cadastro aprovado, é só lançar.
- Se o leilão for presencial e você estiver no salão, levante o braço ou sua cartela para indicar que quer dar o lance.
- Quem não puder comparecer, também tem a possibilidade de pedir à casa de leilão, que ligue para você pouco antes do lote de interesse ficar ao vivo. Você terá um representante da nossa equipe à sua disposição para lançar para você conforme suas coordenadas.
- Você pode também definir o lance máximo que quer dar por aquela peça e o sistema automaticamente lançará no mínimo possível, sempre que seu lance for superado. Esse é o lance automático, confidencial e seguro.
- Após o leilão, você recebe o resultado da sua participação, com as peças arrematadas e respectivos preços.
- Você escolhe a forma de embrulho, entrega e pagamento, víde regulamento do leilão.
- Calculado o valor com a taxa do leiloeiro (5%, além do valor do arremate) é feito o pagamento e providenciada a entrega.
- O cliente escolhe a forma de embrulho, após medida e peso final do lote embalado, os orçamentos e possibilidades de frete são alinhados entre Domus e o cliente.
- E aí, você está pronto para viver a experiência com leilões de arte?
Se sim, clique aqui.
J.Di P.