Postagens Anteriores

Obra de Ticiano, roubada e encontrada em ponto de ônibus em Londres, é vendida por recorde de $22 milhões

Uma pequena pintura de Ticiano, com uma história repleta de reviravoltas, quebrou o recorde de vendas do renomado artista renascentista. “O Descanso na Fuga para o Egito” (ca. 1508-10) foi arrematada por £17,6 milhões ($22,1 milhões) no leilão da Christie’s, em Londres, no dia 2 de julho. A obra, de apenas 46 por 63 cm, passou pelas mãos de imperadores e aristocratas, e foi roubada duas vezes ao longo de sua história.

A peça, que tinha uma estimativa de venda entre £15 milhões e £25 milhões, foi comprada por um licitante por telefone. Essa obra de tamanho “íntimo” é típica dos primeiros trabalhos de Ticiano, segundo a casa de leilões.

O recorde anterior de Ticiano era de $16,9 milhões, estabelecido em 2011 com “A Sacra Conversação” na Sotheby’s de Nova York.

“O resultado reflete a impecável proveniência e a beleza serena desta obra-prima de Ticiano”, disse Orlando Rock, presidente da Christie’s no Reino Unido. A pintura capturou a imaginação de muitos por mais de 500 anos e continuará a fazê-lo.

A obra foi roubada pela primeira vez por tropas francesas em 1809, durante a ocupação napoleônica de Viena, mas foi devolvida em 1815. O segundo roubo ocorreu em 1995, quando foi furtada de Longleat, Inglaterra. Após uma longa busca, a pintura foi encontrada em 2002 em um ponto de ônibus de Londres, dentro de um saco plástico, e devolvida à família Thynne.

 

Titian, Rest on the Flight into Egypt (ca. 1510). A religious painting from the Renaissance with the Holy Family traveling in the wilderness, Joseph sitting on the left and the Virgin Mary holding baby Jesus in the center of the painting. A small house is seen in the distance.

Adicionar comentário

Thaís Alexandre Leiloeira Oficial © 2023 | Todos os Direitos Reservados

Open chat
Powered by