Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

“O mistério das coisas por baixo das pedras e dos seres”, com curadoria de Fabricio Faccio, no MHC RIO

outubro 19 -11:00 - 16:00

O Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro inaugura neste sábado, 19 de outubro, a exposição coletiva “O mistério das coisas por baixo das pedras e dos seres”, com curadoria de Fabricio Faccio. A mostra reúne obras de 36 artistas contemporâneos e explora as complexas relações entre arte e natureza, buscando questionar as fronteiras que separam o humano do não-humano. Através de diferentes formas artísticas, como desenhos, esculturas, performances e instalações, a exposição convida o público a refletir sobre o papel da arte na reimaginação de um futuro sustentável para o planeta.

Inspirada no poema “Tabacaria”, de Fernando Pessoa, a mostra apresenta uma série de obras que propõem uma nova maneira de enxergar o meio ambiente e o impacto humano sobre ele. Através de abordagens visuais e conceituais, os trabalhos expostos sugerem que a arte pode ser uma ferramenta poderosa para catalisar mudanças, ajudando a repensar nossa relação com a natureza em um contexto de urgência climática. Além de provocar reflexões, a exposição enfatiza a importância de repensarmos o modo como habitamos o mundo.

O curador Fabricio Faccio explica que o cerne da exposição está na necessidade de superar a separação entre o humano e a natureza, conceito central no pensamento moderno, que agora se revela insuficiente. Segundo Faccio, “o que tentamos controlar e subjugar é também o que carrega nossa destruição”, reforçando a ideia de que reavaliar essa relação é essencial para a sobrevivência futura. A mostra questiona a lógica dominante de exploração da natureza e propõe alternativas mais harmônicas.

Entre os artistas participantes estão nomes como Aiyon Chung, Ana Holck, Athos Bulcão, Carolina Kasting, Nuno Ramos e Zilah Garcia, entre outros. Um dos destaques da abertura será a performance de Carolina Kasting, intitulada “Amar-u: corpo-expandido ciborgue”, inspirada no Manifesto Ciborgue de Donna Haraway, que desafia as fronteiras entre o natural e o artificial, humano e máquina.

 

Ana Holck, “Enroscados III”, 2023

Pedro Varela, “Autorretrato”, 2024, acrílica sobre tela, 190 x 200 cm

Matheus Mestiço, “Portal do Encantado – Fundamentos Mágicos”, 2023, acrílica, esferográfica, pastel oleoso e lápis de cor sobre madeira, 55 x 100 cm, divulgação

 

Mirela Cabral, “Planta”, 2024

Detalhes

Data:
outubro 19
Hora:
11:00 - 16:00
Categoria de Evento:

Local

Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro – MHC RIO
Estrada Santa Marinha, s/nº, Gávea.
Rio de Janeiro, RJ Brasil
+ Google Map

Thaís Alexandre Leiloeira Oficial © 2023 | Todos os Direitos Reservados

Open chat
Powered by