O coletivo Retratistas do Morro e o artista André Mendes foram anunciados na última terça-feira (20) os vencedores do prêmio Pipa Online 2023. A iniciativa é uma premiação aberta à votação geral, feita pela internet, em que o público escolhe dois artistas de forma democrática e descentralizada, diferenciando-se do Prêmio Pipa, que é selecionado por um júri.
O coletivo Retratistas do Morro tem por objetivo contribuir para construção de uma narrativa da história recente das imagens brasileiras baseada no entendimento e reconhecimento sobre a existência do movimento de fotógrafos que viveram e trabalharam nas favelas registrando cotidianamente os modos de vida de suas comunidades, ao longo dos últimos 50 anos.
André Mendes produz em diversas linguagens acerca da materialidade da cor e seu comportamento como fluido. Seu trabalho transborda e flerta também para as outras superfícies do mundo ao redor – escultórico e arquitetônico. Entre suas principais exposições individuais, estão “LADOS LADOS”, 2022, no Museu Oscar Niemeyer, Curitiba; “Ainda não”, 2019, Matèria Gallery, Roma; “ESTADO”, 2018, Galeria Zilda Fraletti, Curitiba; “Antes do Fim”, 2018 Cloitre des Billettes, Paris;, Solo Project Art Basel 2016, Galeria Ricardo Fernandes, Basel, Suíça.