O júri da Bienal Internacional de Arte de Veneza, presidido por Julia Bryan-Wilson, curadora americana e professora da Universidade de Columbia, e composto por Alia Swastika, curadora e escritora indonésia; Chika Okeke-Agulu, crítica de arte e curadora nigeriana; Elena Crippa, curadora italiana; e María Inés Rodríguez, curadora franco-colombiana, anunciou em cerimônia no sábado, 20 de abril, os vencedores dos Leões de Ouro e Prata e as diversas menções.
O Leão de Ouro para a melhor Participação Nacional foi atribuído ao pavilhão australiano, com destaque para a obra Kith and Kin de Archie Moore, com curadoria de Ellie Buttrose, onde está exposta uma monumental árvore genealógica dos povos indígenas desenhada à mão com giz. Embora muitas das histórias em Kith and Kin sejam específicas da família do artista, elas refletem histórias de todo o mundo, destacando a nossa ancestralidade e humanidade partilhadas: a interligação de pessoas, lugares e tempo.
Ao receber este prêmio, Archie Moore disse: “A água flui pelos canais de Veneza até a lagoa, depois para o Mar Adriático, depois viaja para os oceanos e para o resto do mundo, envolvendo o continente da Austrália, conectando todos nós aqui em o mundo. Os sistemas de parentesco aborígenes incluem todos os seres vivos do ambiente em uma rede mais ampla de parentesco, a própria terra pode ser um mentor ou um pai para um filho. “Somos todos um e partilhamos a responsabilidade de cuidar de todos os seres vivos, agora e no futuro.”
Uma menção especial foi atribuída ao pavilhão do Kosovo pela exposição The Echoing Silences of Metal and Skin, da artista Doruntina Kastrati, localizada no Museu Histórico Naval. Baseada em entrevistas orais com trabalhadores de uma fábrica de doces turca na cidade de Prizren, a instalação questiona práticas laborais exploradoras e seus efeitos na vida de mulheres que trabalham à margem da sociedade, simbolizadas por esculturas abstratas de metal acompanhadas de sons que evocam a dureza do trabalho e os desafios de realizá-lo.
Na categoria internacional, o Leão de Ouro foi para o Coletivo Mataaho, formado por mulheres de ascendência Māori, que criou uma impressionante instalação no lobby do Arsenale intitulada Takapau, sendo a primeira vez que uma obra de arte neozelandesa recebe este prêmio. O trabalho, inspirado nos tradicionais tapetes Māori, é tecido a partir de tiras refletivas de caminhão e se destaca por sua impressionante escala e capacidade de tecer conceitos Māori complexos com materiais do cotidiano.
“Todos nós [no coletivo] viemos de whānau [famílias] da classe trabalhadora e os materiais que escolhemos usar são uma mihi [homenagem] a eles, que podem não se sentir em casa na galeria de arte: gostamos de usar materiais que “Eles conhecem e vivenciam todos os dias, para que tenham algo a reconhecer no mundo da arte”, disseram ao jornal The Guardian.
O Leão de Prata foi para a artista anglo-nigeriana Karimah Ashadu, cujo vídeo Machine Boys e a sua escultura em latão, Wreath, centram-se na comunidade de jovens migrantes em Lagos que viajam em mototáxis ilegais. O vídeo capta a sua experiência subcultural e a precariedade econômica que os sustenta.
Da mesma forma, foram concedidas duas menções honrosas. A primeira da artista visual e ativista palestino-americana Samia Halaby, cuja pintura abstrata Black is Beautiful, de 1969, faz parte da exposição principal dedicada ao Núcleo Histórico. A segunda menção honrosa foi para a artista argentina La Chola Poblete, primeira artista trans e parda a obter menção honrosa na Bienal de Veneza, por seu destacado trabalho na recuperação do conhecimento ancestral latino-americano e seu compromisso social.
“Espero poder abrir outras portas e que pessoas como eu vejam que há futuro e que temos de continuar a abrir espaços. Espero muito que um dia os rótulos [de identidade] desapareçam, que sejamos uma forma e nada mais”, expressou ao receber o prêmio.
Este ano, sob a curadoria de Adriano Pedrosa, a Bienal de Veneza foi baseada na ideia de “estrangeiros em todo o lado”, centrando-se na estranheza como um estado internalizado e como uma condição criada em resultado da desigualdade, da exclusão e das crises globais. Além de prêmios individuais, Leões de Ouro Honorários foram concedidos à brasileira Anna Maria Maiolino, reconhecendo sua contribuição para a arte brasileira e feminista, e Nil Yalter, reconhecendo sua importante contribuição para a intersecção das artes visuais e da migração.
A Bienal de Veneza deste ano reuniu mais de 300 artistas e serviu como um palco crucial para o diálogo intercultural e a exposição de formas de arte que desafiam as concepções ocidentais de arte. Marcando um marco na história das bienais de arte, colocou as vozes daqueles frequentemente marginalizados no centro do debate global, promovendo uma reflexão profunda sobre a arte e as lutas sociais contemporâneas.