Esta exposição marca a primeira vez que as pinturas do artista brasileiro serão exibidas no Reino Unido e está entre as primeiras apresentações individuais de sua obra fora do Brasil. Retratando temas que vão desde rituais religiosos a tradições regionais, trabalho agrícola e recreação rural, as obras expostas se fundem em um retrato vibrante do Brasil de Ozias, revelando a visão extraordinária do artista sobre os costumes e a cultura de seu país.
Ozias nasceu em 1940 em Eugenópolis, no interior de Minas Gerais. De origem humilde e agrícola, passou sua infância trabalhando no campo na Zona da Mata mineira. Ao se mudar com a família para o Rio de Janeiro, trabalhou como auxiliar de pedreiro até entrar para a Rede Ferroviária Federal, onde atuou como porteiro, manobreiro de locomotivas e telegrafista. Ao subir na hierarquia da empresa, aos 46 anos, foi transferido para um escritório no prédio da Central do Brasil, realizando serviços burocráticos aos quais não estava habituado. Poucos meses depois, fugindo do tédio da rotina corporativa, começou a desenhar nos papéis que tinha disponível.
Seu primeiro contato com a pintura foi utilizando o resto de tinta de uma lata de esmalte sintético encontrada em um armário, pintando com os dedos e com pequenos palitos de madeira, que mastigava uma das pontas criando um pincel rústico e usando a outra ponta para detalhes menores e assinatura.
Desse contato inesperado com a pintura deu-se um enorme ímpeto criativo que fez com que sua família e amigos achassem que ele havia ficado louco. Mas Ozias declarava: “Como não sabia como pintar, fazia vários quadros ao mesmo tempo, para não esquecer as ideias que me vinham. Toda a minha infância me vinha na mente”. Desde o primeiro contato com a pintura até seu falecimento em 2011, Ozias nunca parou de produzir.
ODOTERES RICARDO DE OZIAS
DAVID ZWIRNER – UK
De 1 a 29 de setembro de 2023
De terça a sábado das 10h às 18h
Maiores Informações: https://www.davidzwirner.com/