Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro

agosto 2, 2023 -19:00 - janeiro 28, 2024 -17:00

A centralidade do pensamento negro no campo das artes visuais brasileiras, em diferentes tempos e lugares, é uma das principais premissas que norteiam o processo curatorial da mostra, a mais abrangente exposição dedicada exclusivamente à produção de artistas negros já realizada no país.

Com abertura em 02 de agosto, mostra reúne cerca de 240 artistas negros, de todos os estados brasileiros. Projeto deve circular em espaços do Sesc por todo o Brasil pelos próximos 10 anos.

Sob curadoria de Igor Simões, em parceria com Lorraine Mendes e Marcelo Campos, a ideia da exposição nasceu em 2018, um projeto de pesquisa fruto do desejo institucional do Sesc em conhecer, dar visibilidade e promover a produção afro-brasileira. Desde então, foram abertas duas importantes frentes de pesquisa para a exposição: na primeira, foram realizadas pesquisas in loco em todas as regiões do Brasil com a participação do Sesc em cada estado, com o objetivo de trazer a público vozes negras da arte brasileira. Essas ações desdobraram-se em atividades e programas como palestras, leituras de portfolio, exposições, entre outros, com foco local.

A segunda frente foi a realização de um programa de residência artística online intitulado “Pemba: Residência Preta”, que selecionou 150 residentes que foram orientados por Ariana Nuala (PE), Juliana dos Santos (SP), Rafael Bqueer (PA), Renata Sampaio (RJ) e Yhuri Cruz (RJ). A residência contou ainda com uma série de aulas públicas disponíveis no canal do Sesc Brasil no YouTube.

O resultado foi a reunião de trabalhos em diversas linguagens artísticas como pinturafotografia, esculturainstalações e videoinstalações, produzidos entre o fim do século XVIII até o século XXI por 240 artistas negros, entre homens e mulheres cis e trans, de todos os Estados do Brasil.

 

Quando Será a Minha Travessia? (2022), obra de Guto Oca. Foto: Eliz Patrício

 

Fotografia mostra uma pessoa negra, de cabelos na altura dos ombros, usando óculos e máscara respiratória. A pessoa segura um pequeno sabonete e o mostra à frente do corpo, em primeiro plano, onde está impressa a frase: nem o sabão é neutro.

“Nem o sabão é neutro”, de Paula Duarte.

 

Forografia mostra uma instalação em uma praça pública, onde vê-se ao fundo barracas vendendo roupas e pessoas caminhando. A instalação são dois conjuntos de grades vermelhas, em formatos geométricos e simétricos que remetem à ancestralidade africana. Parecem brinquedos infantis, como o trepa-trepa.

“Boitanga”, de Agrade Camiz.

 

Fotografia mostra um homem negro ajoelhado no chão e olhando para a câmera, sob um foco de luz em uma sala escura. No chão há uma bacia de metal, uma roupa, um papel, um copo d'água e uma embalagem de farinha, e o artista passa a farinha por seu corpo, deixando branca a pele negra.

Série “Até os filhos do urubu nascem brancos”, de Waleff Dias.

Detalhes

Início:
agosto 2, 2023 -19:00
Final:
janeiro 28 -17:00
Evento Tags:
, ,

Local

Sesc Belenzinho
R. Padre Adelino, 1000 - Belenzinho
São Paulo, SP 03303-000 Brasil
+ Google Map

Thaís Alexandre Leiloeira Oficial © 2023 | Todos os Direitos Reservados

Open chat
Powered by