Se você acompanha o mercado de arte contemporânea e meu blog, você já sabe que uma das tendências previstas para 2023 foi o crescimento da venda e dos valores atingidos por obras ultra-contemporâneas, conceito que surgiu para designar as obras criadas por artistas nascidos depois de 1974. De acordo com o artigo da Artnet publicado ano passado, esse foi o segmento do mercado de arte secundário com o maior crescimento entre 2019 e 2021 – atingindo 305% de valorização -, e não há nada que indique que a tendência arrefeceu.
Por isso, nessa edição do Radar Contemporâneo, apresentamos as obras e o perfil de Flora Yukhnovich (1990), artista britânica que tornou-se rapidamente uma das artistas mais requisitadas do mercado!
Flora Yukhnovich explodiu no mercado secundário alguns meses depois de assinar com a trendy Galeria Victoria Miro. Em abril de 2021, fez sua estreia em leilões, quando duas de suas obras atingiram £ 16.500 e £ 21.500 em leilão da Bonhams em Londres. Com uma valorização galopante, em junho, Yukhnovich ultrapassou a marca de US$ 1 milhão quando sua pintura em grande escala Pretty Little Thing (2019) foi vendida por US$ 1,18 milhão em uma venda da Phillips Nova York. Em 2022, outro recorde: Warm, Wet ‘N’ Wild (2020) atingiu o valor mais alto da artista até hoje – £2,697,000 em leilão da Sotheby’s.
Suas pinturas mesclam composições rococó com uma estética contemporânea inspirada pelo expressionismo abstrato, criando telas densamente empastadas e dramáticas. Experimentar a estética rococó permite que Yukhnovich explore simultaneamente a feminilidade e as possibilidades texturais da própria pintura.
Diz a artista: “Gosto da ideia de combinar esses dois momentos históricos da arte que se tornaram altamente marcados pelo gênero: o belo imaginário rococó e o machismo da abstração. Mas realmente a abstração e a figuração não parecem separadas para mim…”.
A artista, nascida no Reino Unido e residente em Londres, estudou retratos na Heatherley School of Fine Art antes de continuar seus estudos na City & Guilds of London Art School. Em seu estúdio, Yukhnovich transforma sua educação técnica em pintura em um modo de fazer arte mais livre e imaginativo. Ela expôs em galerias em Londres, Los Angeles e Veneza, e seu trabalho foi adquirido pela Coleção de Arte do Governo do Reino Unido e pela Coleção de Arte David Roberts.
Há três semanas, a artista foi anunciada na megagaleria global Hauser & Wirth, que a representará em colaboração com Victoria Miro. Sua estreia com a Hauser & Wirth será uma exposição individual em uma das locações da galeria em Los Angeles em 2024.