Terminou domingo (09/07) a feira de arte Tokyo Gendai, liderada por Eri Takane e organizada pela The Art Assembly com o SMBC Group. O objetivo principal do programa era celebrar a arte contemporânea japonesa e atrair o mercado internacional para o país.
Junto à ART SG (Singapura), a Tokyo Gendai foi considerada por especialistas do mercado como a principal novidade do calendário asiático de 2023. Contudo, desde a divulgação da data da feira, foi apontado o desafio de atrair o público e galerias ocidentais em pleno período de recesso.
O calendário do mercado de arte segue o hemisfério norte, onde agora é verão e várias instituições entram em férias. O sistema tinha a Art Basel, tradicional feira realizada na Suíça anualmente em junho, como o evento de fechamento da temporada. Por isso, sabíamos que a Gendai teria como desafio e fator essencial para seu sucesso a capacidade de atração de colecionadores e galeristas.
Apesar disso, a expectativa era alta já que o mercado de arte japonês já é considerado há décadas um dos principais da Ásia, competindo com Hong Kong e Seul pelo status de capital regional. Habitado por 125,7 milhões de pessoas, o Japão é a terceira maior economia do mundo. No entanto, ao contrário dos EUA e da China – que possuem as duas maiores economias e que dominam o mercado de arte global – o Japão detém menos de 4% dele.
Em busca de expandir sua participação no setor, o governo japonês concedeu às galerias estrangeiras um benefício fiscal: ao invés de terem que pagar antecipadamente a taxa de 10% sobre qualquer obra importada (vendida ou não), agora a taxação se deu no momento da venda. De acordo com Magnus Renfrew, diretor global da The Art Assembly, a mudança é uma “virada de jogo” para a participação de galerias internacionais.
Marcaram presença nesta que foi a edição inaugural do evento 73 galerias (menos do que as 100 previstas pelos organizadores no início do ano), sendo 44 internacionais, incluindo importantes players como Perrotin, Almine Rech e Blum & Poe.
Veja alguns highlights da feira selecionados pela Ocula Advisory: